Como adestrar um cachorro?

Para quem ama animais, ser um adestrador de cachorro é um verdadeiro sonho, afinal de contas a pessoa teria a chance de passar o seu dia com um animalzinho, algo tão divertido que nem parece um trabalho, certo?

Não exatamente. Adestrar é muito mais do que passar o seu dia com um cão. É conhecer o comportamento cachorro, aprender a corrigir hábitos ruins e ensinar o animal a respeitar seu tutor e outros animais que vivam com ele.

Por isso, muita gente que sonhar em ser um adestrador de cachorro acaba desistindo nas primeiras dificuldades. Para evitar que aconteça o mesmo com você, preparamos um texto explicando como ser um profissional desta área. Confira.

Conteúdo

Como ser um adestrador de cachorro?

O adestrador de cães é uma pessoa que, claramente, gosta dos animais, afinal de contas é preciso paciência e muito carinho para se sair bem no adestramento cachorro filhote.

Mas, muito mais do que isso, quem quer aprender como adestrar um filhote de cachorro ou até mesmo um animal adulto precisa ter algumas qualidades, como a paciência e a dedicação.

No Brasil não existe, de fato, uma universidade que ensine como ser um adestrador, mas existem cursos que ensinam muito sobre o comportamento de cães.

Estudar um pouco sobre como os animais reagem ajuda o profissional que deseja ser um adestrador cachorro a entender as peculiaridades da “personalidade” destes animais, que podem variar até mesmo quando se trata de cães da mesma raça.

Agora, quem deseja ser um adestrador de cachorro precisa ficar atento a outros pontos, que vão lhe ajudar a ser um profissional mais completo. Veja mais abaixo.

Interagir com pessoas

Para o bom adestrador, é preciso não apenas entender o comportamento cachorro, mas também interagir com pessoas, e gostar disso. Sabe por quê? Porque o adestrador precisa ter um bom relacionamento com o cão que está treinando e também com sua família, assim ele conseguirá criar um bom ambiente e garantir o bem-estar do animal.

Investir no adestramento positivo

Você já tentou aprender como adestrar um cachorro passo a passo aplicando métodos mais “agressivos”, como o uso do enforcador, de “tranco” durante os passeios ou mesmo de sprays de água e viu que não trouxe resultados muito positivos?

Então, que tal experimentar o adestramento positivo? Tendência mundial, esse tipo de adestramento cachorro foca em estímulos positivos em lugar da punição sempre que o animal faz alguma coisa indesejada.

Ao incentivar o animal sempre que ele realiza algo que você pediu, ou mostrar o caminho quando ele não sabe o que fazer, você não só melhora o comportamento cão, como também aprende como se tornar um profissional melhor.

Sim porque, como dissemos antes, para se tornar um bom adestrador é preciso estudar. Buscar boas referências com aqueles que tem desempenhos positivos nesse segmento mas, também, ouvir seus maiores clientes: os cães que você treina.

E então, pronto para mergulhar no mundo do adestramento? Tem alguma raça favorita ou prefere qualquer um? Conte para nós e, caso tenha alguma dúvida, fale conosco.