implante dentario
Odontologia

Implante dentário: Como é feito?

O implante dentário se tornou uma técnica de Odontologia muito comum e que leva muitas pessoas aos consultórios a fim de conseguir o seu sorriso perfeito, além de reconquistar a sua saúde. Sendo um procedimento invasivo e que leva algumas horas para terminar, ele demanda que o paciente esteja bem de saúde, inclusive para não quer nenhum problema decorrente da anestesia, que é local.

Quando a prótese fixa é bem feita, o paciente ganha total liberdade para fazer o que quiser: pode sorrir com toda tranquilidade, morder e muito mais, sem a preocupação com algum dos seus dentes cair.

Na mesma medida em que cada vez mais pessoas têm interesse em fazer um implante dentário, as desinformações a respeito do procedimento costumam ser muitas. Por isso, entenda agora como é feito o implante dentário.

O que o dentista faz durante o procedimento da prótese fixa?

Em um primeiro momento, o dentista fará uma avaliação de como estão os dentes remanescentes e a gengiva: é preciso retirar osso? É necessário retirar algum dente? Há dentes que possam ser preservados?

Também será solicitado pelo dentista um exame para consultar a saúde do coração; isso será necessário porque a anestesia local pode causar danos cardíacos quando várias doses são aplicadas.

No momento de fazer o protocolo superior e o protocolo inferior, o dentista inserirá pinos de titânio na gengiva para que eles substituam a raiz dentária. Depois de os pinos de titânio estarem perfeitamente fixados na gengiva, os dentes de resina serão presos à parte que ficará para fora.

Assim que o paciente sair do consultório dentário com a dentadura fixa, ele precisará ficar algum tempo sem morder nada que seja duro e bastará seguir a instrução do profissional.

O titânio usado nos implantes dentários faz mal?

Essa pergunta é feita frequentemente aos dentistas por pacientes que têm medo de apresentar alguma reação desagradável ao titânio. Porém, a menos que o paciente seja alérgico, não há nenhum perigo: o titânio logo se incorpora à gengiva perfeitamente.

Implantes dentários – valor

Os preços variam de consultório para consultório, mas vale salientar que a dentadura fixa é um tratamento de custo ligeiramente alto. Porém, há muitos dentistas que garantem um implante dentario mais barato e, se a diferença for demais, o paciente tem de ficar desconfiado.

Afinal, muitos pacientes odontológicos ficam felizes por encontrar implantes dentários em um preço mais atraente e, depois do procedimento, começam a ter problemas como inchaço na gengiva, dentes de resina que se soltam ou mesmo o pino se soltando pelo titânio não ser de boa qualidade ou não estar bem fixo.

É sempre carga imediata?

A expressão “carga imediata” passou a ser muito associada aos implantes dentários, mas nem sempre o procedimento acontece dessa forma.

Há casos em que as pessoas têm poucos dentes avariados ou perdeu alguns dentes, mas os demais estão com a raiz saudável e com o osso forte. Se a situação é essa, então o dentista só substitui esses dentes.

Leia mais em nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *