Alimentação

Xilitol – A verdade sobre o xilitol

Em busca de uma vida mais saudável, muitas pessoas tem abandonado o consumo do açúcar tradicional, mais calórico e com grande potencial para causar complicações de saúde como o diabetes.

Para substituí-lo começam, então, uma verdadeira caça em busca de alternativas consideradas mais saudáveis. Açúcares com menos concentração de glicose, como o demerara, entram na dieta.

Já outros partem para uma solução mais radical e começam a usar adoçantes artificiais. No entanto, o que parecia uma boa ideia sempre se mostra, digamos, algo bem mais complicado.

Isso porque os adoçantes artificiais, como os ricos em aspartame, também podem prejudicar a saúde. Então, o que fazer? Abandonar completamente o doce em sua vida?

Nada disso! Existe uma alternativa segura e que funciona muito bem para dar aquele gostinho doce aos alimentos que você consome. É o xilitol. Já conhecia esse tipo de adoçante? Sabe como ele pode lhe ajudar a manter a forma e a saúde?

Se a resposta for não, fique tranquilo. Preparamos um texto com tudo o que você precisa saber para aproveitar todo o potencial desse produto.

Adoçante xilitol

Ao contrário de outros produtos sintéticos, o adoçante xilitol é encontrado na natureza. Em pequenas quantidades, o açúcar xilitol está presente em frutas e verduras, como a framboesa e o milho.

Aliás, o adoçante xylitol não é um completo estranho em nossas vidas. Ele já é amplamente utilizado pela indústria alimentícia, para dar aquele sabor adocicado em gomas de mascar sem açúcar, balas, doces, alimentos para quem é portador de diabetes e, também, itens de higiene bucal.

Xylitol xilitol adocante

O xylitol xilitol adoçante, quando consumido, tem um sabor muito parecido com o do açúcar tradicional, por isso se adaptar a ele não é tão complicado quanto com outros adoçantes, que deixam aquele amargo no fundo da boca.

Outro ponto a seu favor é a aparência. Assim como açúcar branco, ele é da mesma coloração e cristalino, fazendo com que nossa mente pense que estamos ingerindo o açúcar comum, a que estamos acostumados no dia a dia.

Mas, ao contrário de outras variáveis, ele tem muito menos calorias, o que ajuda não só quem precisa controlar seus níveis de glicose, mas também está em uma rígida dieta para perda de peso.

Ao contrário do açúcar tradicional, que tem quatro calorias por grama, o xylitol xilitol adoçante tem apenas 2,4 calorias por grama de produto ingerido.

Xilitol de qualidade

Embora seja um grande aliado de nossa saúde, há quem tenha dificuldades em se adaptar ao seu uso, por não encontrar um xilitol de qualidade. Isso porque produtos ruins tem um sabor desagradável.

Por isso é muito importante saber o melhor lugar na hora de descobrir o xilitol onde comprar. Por se um produto natural, ele é facilmente encontrado em lojas especializadas ou, também, na internet.

Xilitol a granel

Gostou da ideia de mudar seu estilo de vida e vai trocar o adoçante? Então uma boa pedida é comprar o xilitol a granel. Assim, seu custo é reduzido, e você pode concentrar seus esforços em outros pontos da dieta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *