Caixa ativa e os seus cuidados especiais

Se você tem qualquer relação com o mundo da música, seja ela de admiração ou mesmo de trabalho com esse setor, já deve ter ouvido falar de equipamentos como caixa ativa Clarity, caixa acustica ativa jbl, caixa ativa 1000w rms, caixa csr 770a ativa, caixa acustica ativa csr e outros.

Todos esses são equipamentos que servem para potencializar o som que é reproduzido em uma mesa de DJ, por exemplo, ou que sai de um instrumento musical, com a diferença de que tem um amplificador naturalmente adicionado à sua estrutura.

É por isso, inclusive, que se trata de uma caixa ou amplificador caixa ativa: porque ela é autossuficiente e dispensa a utilização de um amplificador à parte, permitindo menos esforço logístico e uma grande economia de gastos.

Porém, você sabe quais são os cuidados necessários para que esse equipamento técnico não seja danificado?

Saiba que não basta tirar o pó dessa caixa de som ativa para que ela seja preservada: é fundamental usar os produtos e técnicas certas para que esse equipamento tão importante para a qualidade das apresentações musicais seja mantida por bastante tempo.

Conteúdo

Tem uma caixa ativa jbl js081a? Então, cuidado com a temperatura

As temperaturas muito extremas fazem bastante mal às caixas de som ativas, ou seja, é importante deixá-las em um lugar climatizado, onde a temperatura fique a mais amena possível.

Também é indicado não deixar esse equipamento em um lugar onde bata muito sol: se for um evento a céu aberto, ela deve ser colocada em uma área que tenha cobertura, já que os raios de sol muito intensos podem prejudicar o seu circuito.

Cabe lembrar que grande parte dos componentes internos das caixas é fixada por meio de uma cola e esse tipo de material pode derreter se a caixa de som ativa esquentar demais.

Caixa subgrave ativa e caixa ativa csr 4000a usb precisam de uma capa

É recomendado que as caixas de som ativas, quando desligadas, tenham uma capa para resguardá-las de qualquer poeira e até da possível umidade do ambiente. Às vezes, alguma gota de água pode entrar pelo seu alto falante e causar um curto; em outros casos, ela pode prejudicar componentes específicos e, de qualquer forma, afetar o desempenho do equipamento e até estraga-lo por completo.

Por isso, é necessário salientar que o material da capa precisa ser impermeável, permitindo que a caixa de som ativa seja transportada até na garoa (desde que seja uma distância pequena).

Caixa ativa wls w15 deve ter os plugs limpos

As caixas de som ativas têm plugs que servem para que os cabos dos instrumentos sejam conectados, além de a maioria contar com entrada USB também para potencializar a reprodução de diversos arquivos de áudio.

Caso esses plugs não estejam devidamente higienizados, os cabos não se conectarão como deveriam e o resultado será dificuldade para reproduzir o som, mesmo havendo um amplificador embutido.

Para essa limpeza, é preciso unicamente uma flanela, sempre totalmente seca.

Leia mais no blog.