dezembro 7, 2022

Internação compulsória é aceita em clinica de recuperação?

Muitas vezes, os familiares sabem que a internação compulsória em uma clínica de recuperação é a forma mais eficaz de controlar o quadro vicioso no qual o seu ente querido se encontra.

Na realidade, muitos dependentes também têm essa consciência nos momentos em que estão “limpos”: eles sabem que, por conta própria, não acontecerá a sua ida à clínica de recuperação, mas que ela será imprescindível para o seu restabelecimento.

clinica de recuperação

Justamente por isso, muitos familiares e amigos optam pelo que é chamado de internação compulsória, que pode ser vista como um pouco agressiva ou drástica por alguns, mas que pode ser a chance de viver para quem está sendo consumido por alguma dependência.

O que significa a internação compulsória?

Quando um paciente chega à clínica de recuperação de forma compulsória significa que ele não tem condições mais de responder por si próprio devido à sua dependência. Por isso, foi necessária a intervenção de terceiros para que o seu tratamento pudesse ser feito.

Antigamente, esse tipo de internação era chamado de “internação à força”, mas o termo “compulsória” é mais adequado à condição do dependente.

Inclusive, há pessoas que sabem que não conseguirão se internar sozinhas e solicitam aos mais próximos que tomem essa atitude pela sua segurança.

É preciso determinação da Justiça?

Normalmente, a clínica de recuperação só concorda em fazer a internação compulsória quando as pessoas responsáveis por essa opção têm o respaldo da Justiça.

Isso é feito para respeitar o direito à individualidade de cada um e, sem uma ordem judicial indicando que esse dependente não tem mais como responder por si só, fica impossível a internação compulsória.

Leia também:  Você sabe qual o tratamento para alcoólatras?

O ideal é que, antes de ir à Clinica de recuperação, as pessoas que querem internar algum dependente procurem por um advogado ou até pelo fórum da sua cidade e se informem com relação ao que é preciso para dar andamento a esse tipo de tratamento.

Como funciona o tratamento compulsório na clínica de recuperação

Um dos grandes medos dos familiares e amigos que querem proceder à internação compulsória é como isso acontece dentro da clínica de recuperação.

É normal que, em um primeiro momento, o dependente se revolte e não queira ser tratado, havendo até a necessidade de contenção por parte dos enfermeiros. No entanto, com o passar dos dias, a tendência é que o dependente vá aceitando a sua necessidade de tratamento, ainda mais quando são oferecidas atividades de lazer e de aprendizagem, como pinturas.

Vale dizer que a clínica de recuperação costuma investir em terapia constante para os dependentes internados, em especial para os que estão em internação compulsória. Nos primeiros dias desse tratamento, as sessões com um terapeuta são indispensáveis para que o dependente aceite a decisão tomada pelos seus familiares e amigos e concorde com o tratamento.

Inclusive, é válido salientar que a clínica de recuperação não libera dependentes em internação compulsória sem a devida comunicação com os responsáveis.

Em nosso https://highlandmarketingservices.com há muito mais informações; acesse!